TROCAR SENHA ROTEADOR (WIFI)

A rede sem fio é ótima para lhe manter conectado, mas uma rede fracamente protegida pode colocar suas informações pessoais em risco. Manter seu roteador protegido com senha e mudá-la com regularidade é um segredo essencial para proteger sua rede e seus dados. Isso também impede que seus vizinhos mãos-de-vaca roubem a sua internet! Veja o primeiro passo abaixo para aprender mais.


  1. Change Your Wi Fi Password Step 1
    1
    Abra a página de configuração do seu roteador. Você pode acessá-la através do navegador em um computador ligado na rede. Se você não puder se conectar via wi-fi porque não sabe a senha, use o cabo de rede para conectar seu computador diretamente ao roteador. Isso irá burlar a necessidade da senha de rede sem fio.
    • Endereços padrão para roteadores são 192.168.1.1, 192.168.0.1, ou 10.0.1.1 (Apple). Insira o endereço na barra de endereços do seu navegador.
    • Se nenhum dos endereços acima lhe der acesso à página de configuração, abra o Prompt de Comando pressionando as teclas Windows+R e digitando "cmd" (sem aspas). Assim que o Prompt de Comando abrir, digite ipconfig e pressione Enter. Procure pela sua conexão ativa na lista e encontre o endereço do Gateway Padrão. Este é tipicamente o endereço do seu roteador.[1]
    • Se tudo der errado, pressione e solte o botão Reset em seu roteador por cerca de 30 segundos para revertê-lo às configurações de fábrica. Depois, procure pelo endereço padrão para o modelo do seu roteador e insira esse endereço em seu navegador.
    • Alguns roteadores vêm com um programa de configuração. Se você instalou previamente seu programa de configuração, você pode usá-lo ao invés da interface web.
  2. Change Your Wi Fi Password Step 2
    2
    Insira o nome de usuário e senha do seu navegador. Cada roteador irá exigir um nome de usuário e senha antes que você possa acessar seu interior. Se você não tiver mudado isso quando configurou pela primeira vez o roteador, as chances são do nome de usuário ser "admin" e a senha ser "admin" ou "password". Claro que isso varia de modelo para modelo, então você deve pesquisar o seu online para encontrar a informação exata.[2]
    • Se você mudou o login antes e não sabe mais qual é, ou recebeu o roteador de um dono anterior e não o resetou, você precisará pressionar e segurar o botão de Reset do roteador por cerca de 30 segundos. Isso irá redefinir as configurações do roteador para o padrão de fábrica, permitindo que você faça o login com o nome de usuário e senha padrão.
  3. Change Your Wi Fi Password Step 3
    3
    Abra a seção Wireless. Uma vez logado no roteador, você precisará encontrar a seção Wireless da página de configuração. O nome exato muda de fabricante para fabricante, mas geralmente você deve procurar por algo como uma aba ou botão chamado "Wireless" ou "Wireless Settings/Setup".
    • Se sua seção "Wireless" tiver diversas sub-seções, abra a página Wireless Security.
  4. Change Your Wi Fi Password Step 4
    4
    Mude a senha. Procure pela caixa chamada "Password", "Passphrase" ou "Shared Key". Você pode inserir sua nova senha nesta caixa. Alguns roteadores pedirão para você digitar a senha novamente para garantir que você a inseriu corretamente.
    • Tente criar uma senha forte que seja difícil ou até impossível de adivinhar. Ela não deve ter relação com nada pessoal e você deve incluir uma boa quantidade de números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais, como "!", "$" e "#".
    • Uma senha forte tem geralmente pelo menos 8 caracteres.
  5. Change Your Wi Fi Password Step 5
    5
    Veja o seu tipo de criptografia. Há três tipos principais: WEP, WPA e WPA2. Para a maioria das redes seguras, você deve usar WPA2. Você pode ter problemas em conectar dispositivos mais antigos, porém, caso no qual você pode trocar para WPA ou WPA/WPA2. Selecionar WEP NÃO é recomendado, já que esse tipo de criptografia é muito fácil de quebrar (pode levar menos de 30 minutos para quebrar uma senha WEP).
  6. Change Your Wi Fi Password Step 6
    6
    Mude o nome da sua rede. Enquanto está na página de configuração, tire um momento para mudar o nome da sua rede se você ainda não fez isso. O nome não deve incluir informações identificáveis, já que o nome será exibido publicamente. Mudar o nome também irá ajudar a impedir que as pessoas tentem invadir a rede. Os roteadores com nomes padrão são vistos como alvos mais fáceis de hackear.
  7. Change Your Wi Fi Password Step 7
    7
    Salve suas configurações. Assim que você tiver terminado de inserir sua nova senha, clique no botão Aplicar, ou Salvar. A localização do botão é diferente para cada roteador, mas geralmente fica no topo ou na parte de baixo da página. O roteador pode levar um tempo para processar a mudança e enquanto isso, quaisquer dispositivos conectados à rede, serão desconectados.
    • Depois que suas configurações forem mudadas, você pode conectar-se à sua rede sem fio usando sua nova senha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário